Se você é professor, sua pós é São Luís.
Feito por professores para professores
Educação Inclusiva

Meu aluno autista não aprende a ler: será que o problema está nele ou na forma como estamos ensinando?

Meu aluno autista não aprende a ler: será que o problema está nele ou na forma como estamos ensinando?
Como alfabetizar alunos autistas.

Existe uma pergunta que ainda aparece com frequência nos espaços escolares: “Como fazer meu aluno autista aprender a ler e escrever?”. Embora pareça uma pergunta objetiva, ela pode esconder uma ideia perigosa: a de que a dificuldade está exclusivamente na criança. Antes de perguntar o que falta ao estudante, precisamos perguntar o que a escola está oferecendo, quais caminhos estão sendo construídos e se as estratégias utilizadas consideram suas formas de comunicação, seus interesses e seu modo de aprender.

Alfabetizar uma criança autista não significa criar um ensino separado, mas encontrar maneiras de tornar o conhecimento acessível, significativo e possível.

O problema começa quando confundimos diferença com incapacidade

Uma das maiores barreiras para a aprendizagem aparece quando características do autismo são interpretadas como sinais de incapacidade. Uma criança pode apresentar dificuldades na comunicação, na interação social, na atenção compartilhada ou na flexibilidade, mas isso não significa que não possa aprender. Quando a escola transforma essas características em expectativas reduzidas, o estudante deixa de ser visto como alguém que pode avançar e passa a ser tratado apenas a partir de suas limitações.

O desafio da inclusão está justamente em reconhecer a diferença sem transformar a diferença em impedimento. Cada estudante pode precisar de recursos, tempos, mediações e estratégias diferentes para chegar ao mesmo conhecimento. Por isso, a pergunta mais produtiva não é “por que ele não aprende?”, mas “o que podemos modificar para favorecer sua aprendizagem?”. Essa mudança de perspectiva interfere diretamente na prática pedagógica e amplia as possibilidades de participação.

Alfabetizar não é apenas ensinar letras

Alfabetizar envolve muito mais do que reconhecer letras, copiar palavras ou repetir sons. A criança precisa compreender que a escrita possui funções sociais e que ler e escrever servem para comunicar, registrar, escolher, organizar e participar de diferentes situações. Por isso, o processo de alfabetização precisa estar relacionado ao letramento e às experiências concretas da criança.

No caso de estudantes autistas, essa perspectiva é especialmente importante. O ensino pode partir de situações conhecidas e significativas, utilizando nomes, objetos, imagens, histórias, brincadeiras, rotinas e interesses da própria criança. O objetivo não é simplesmente fazer com que ela reproduza uma resposta esperada, mas possibilitar que compreenda progressivamente o funcionamento da linguagem escrita e encontre sentido naquilo que está aprendendo.

A imagem não é um enfeite: pode ser uma ponte para o conhecimento

A imagem não é um enfeite: pode ser uma ponte para o conhecimento
Imagem como uma ponte.

Os recursos visuais podem desempenhar um papel importante no processo de ensino, principalmente quando ajudam a organizar informações, antecipar acontecimentos e estabelecer relações entre objetos, imagens, palavras e ações. Fotografias, figuras, símbolos, cartões, sequências visuais e outros materiais podem tornar determinadas propostas mais compreensíveis e favorecer a participação.

Entretanto, utilizar imagens não significa substituir a escrita ou reduzir a atividade. O recurso visual pode funcionar como uma ponte para o conhecimento. Uma imagem de um objeto conhecido pode ser associada ao seu nome escrito; uma sequência de figuras pode ajudar a organizar uma história; um quadro de rotina pode apoiar a compreensão das atividades do dia. O mais importante é que o recurso tenha uma função pedagógica clara e esteja integrado ao objetivo de aprendizagem.

E quando a criança não utiliza a fala?

Outro equívoco frequente é considerar que a ausência ou a limitação da fala impede a alfabetização. Fala e escrita são formas diferentes de linguagem, e uma criança pode apresentar dificuldades na comunicação oral sem estar impossibilitada de construir conhecimentos sobre a leitura e a escrita.

Algumas crianças autistas podem utilizar comunicação alternativa, gestos, imagens, símbolos ou outros recursos para se expressar. Em determinadas situações, também podem ocorrer repetições de palavras ou frases, como a ecolalia.

Esses modos de comunicação precisam ser compreendidos dentro da singularidade de cada estudante, sem que sejam automaticamente interpretados como ausência de compreensão. A escola deve buscar caminhos para garantir comunicação e participação, criando condições para que a criança tenha acesso às experiências de leitura e escrita.

Previsibilidade não significa engessamento

A organização da rotina pode favorecer o envolvimento da criança porque reduz a imprevisibilidade e ajuda a compreender o que acontecerá durante a atividade. Uma proposta apresentada em etapas claras, com comandos objetivos e recursos visuais, pode facilitar a compreensão e diminuir barreiras desnecessárias.

Isso não significa transformar o ensino em uma sequência rígida e repetitiva. A previsibilidade deve servir como apoio, e não como prisão. É possível manter uma estrutura organizada e, ao mesmo tempo, oferecer oportunidades de escolha, exploração, interação e mudança. O planejamento precisa considerar aquilo que a criança já consegue fazer e criar pequenos desafios que favoreçam novos avanços.

Nesse processo, observar a criança é tão importante quanto preparar a atividade. O professor precisa perceber como ela responde aos diferentes materiais, quais formas de apresentação facilitam a compreensão, em quais situações demonstra maior envolvimento e quais dificuldades aparecem de maneira recorrente.

Essas observações ajudam a transformar o planejamento em uma ação mais intencional, porque permitem ajustar a mediação sem abandonar o objetivo pedagógico. Também é importante compreender que avanços podem ocorrer de maneiras diferentes das inicialmente esperadas. Uma resposta por imagem, uma escolha, uma tentativa de escrita, o reconhecimento de uma palavra ou a participação em uma história podem representar etapas importantes de um percurso que precisa ser acompanhado continuamente.

Não adapte apenas a atividade. Adapte a forma de pensar

Adaptar uma atividade não significa simplesmente diminuir a quantidade de questões ou tornar a tarefa mais fácil. Uma adaptação realmente pedagógica começa pela análise do objetivo: o que se pretende que o estudante aprenda e quais barreiras estão dificultando sua participação?

A partir dessa reflexão, podem ser modificados os materiais, a apresentação da proposta, o tempo, a forma de resposta, o nível de mediação e os recursos utilizados. Uma atividade de leitura, por exemplo, pode utilizar imagens, palavras conhecidas, letras móveis ou diferentes formas de resposta, sem abandonar o objetivo de desenvolver conhecimentos sobre a linguagem escrita. Adaptar é criar acesso ao currículo, e não retirar do estudante o direito de aprender.

O interesse da criança pode ser utilizado como ponto de partida

O interesse da criança pode ser utilizado como ponto de partida
Interesse e ponto de partida.

O interesse do estudante não precisa ser visto como distração ou obstáculo à aprendizagem. Pelo contrário, pode ser uma importante porta de entrada para o ensino. Se uma criança demonstra interesse intenso por animais, veículos, desenhos, números ou determinados personagens, esses elementos podem aparecer nas atividades de leitura, escrita e construção de palavras.

Quando o conteúdo se aproxima de algo significativo para a criança, aumentam as possibilidades de envolvimento e participação. Isso não significa ensinar somente aquilo de que ela gosta, mas utilizar seus interesses como ponto de partida para ampliar experiências e apresentar novos conhecimentos. O interesse pode abrir a porta; o planejamento pedagógico é que conduz o caminho.

A aprendizagem ganha sentido quando a criança percebe que aquilo que está sendo ensinado também existe fora da atividade escolar. Ler o próprio nome, reconhecer palavras presentes na sala, identificar etiquetas, compreender uma lista, escolher entre opções escritas ou acompanhar uma história são situações que aproximam a alfabetização da vida cotidiana.

Essa aproximação é importante porque ajuda a criança a compreender a função social da leitura e da escrita. Em vez de restringir o ensino a fichas e exercícios descontextualizados, a escola pode aproveitar situações reais para ampliar as oportunidades de aprendizagem. A alfabetização acontece também nos pequenos acontecimentos da rotina, quando eles são planejados como experiências de conhecimento.

A inclusão exige trabalho coletivo. Professores, profissionais de apoio, equipe pedagógica, família e, quando necessário, outros profissionais podem contribuir com informações e estratégias. No entanto, a responsabilidade pela aprendizagem escolar não pode ser transferida integralmente para um profissional externo ou para o acompanhante do estudante.

O professor continua sendo fundamental na organização do ensino e na garantia do acesso ao currículo. O trabalho interdisciplinar pode oferecer contribuições importantes, mas precisa estar articulado ao planejamento pedagógico. Quando cada profissional atua isoladamente, perde-se a possibilidade de construir uma intervenção coerente e contínua.

Por isso, avaliar o processo significa acompanhar pequenas conquistas, identificar novas possibilidades e reorganizar o ensino sempre que necessário, mantendo expectativas de aprendizagem.

Precisamos mudar a pergunta

Talvez seja necessário abandonar a pergunta “como fazer meu aluno autista aprender?” e começar a perguntar: “o que posso fazer para que ele tenha condições de aprender?”. A diferença parece pequena, mas muda completamente o lugar ocupado pela criança e pelo professor. Na primeira pergunta, o problema parece estar no estudante; na segunda, aparece a responsabilidade de construir caminhos.

Alfabetizar uma criança autista exige planejamento, conhecimento, observação e disposição para rever estratégias. Nem sempre a primeira proposta funcionará, e isso não significa que a criança não possa aprender. Significa que precisamos observar, avaliar, adaptar e tentar novamente, respeitando seu processo sem reduzir suas possibilidades.

A inclusão não se concretiza apenas pela presença da criança na sala de aula. Ela acontece quando o estudante participa, encontra caminhos de acesso ao conhecimento e tem suas possibilidades reconhecidas. Por isso, materiais visuais, comunicação alternativa, atividades contextualizadas, interesses da criança, mediação adequada e estratégias individualizadas não devem ser vistos como concessões, mas como recursos para garantir o direito de aprender.

Alfabetizar uma criança autista é, antes de tudo, reconhecer que ela tem direito ao conhecimento. E reconhecer esse direito significa assumir a responsabilidade de construir caminhos para que esse conhecimento possa, de fato, chegar até ela.

Profº Gustavo Thayllon
Escrito por

Profº Gustavo Thayllon

Gustavo Thayllon França Silva é psicólogo, psicopedagogo, professor, pesquisador e escritor, com trajetória profissional e acadêmica construída na interface entre Psicologia, Psicopedagogia, Educação Especial, inclusão escolar e desenvolvimento humano. Ao longo de sua carreira, tem dedicado sua atuação à compreensão dos processos de aprendizagem, das singularidades do desenvolvimento e dos desafios que atravessam a escolarização de crianças, adolescentes e adultos, especialmente daqueles que demandam atenção educacional e acompanhamento especializado.

Sua formação interdisciplinar constitui uma das marcas de sua trajetória. Graduado em Psicologia, Psicopedagogia e Pedagogia, construiu uma formação voltada à compreensão do sujeito em suas múltiplas dimensões: psíquica, cognitiva, afetiva, social e educacional. É mestre em Educação e Novas Tecnologias e, atualmente, desenvolve estudos em nível de Doutorado em Educação, aprofundando suas investigações sobre autismo, políticas públicas e inclusão escolar. Sua pesquisa de doutorado parte de uma questão central e profundamente presente no cotidiano das escolas — “O que esta criança tem?” — para problematizar os impasses das políticas públicas de inclusão e os modos como a escola compreende e responde às singularidades das crianças autistas.

Sua formação foi ampliada por estudos especializados em áreas como Psicologia Clínica, Neuropsicologia, Psicopatologia, Psicanálise Clínica, Terapia Familiar, Psicomotricidade, Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada — ABA, Transtornos Mentais, Neurobiologia e Psicofarmacologia, Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial e Inclusiva. Essa formação plural sustenta uma atuação que busca estabelecer diálogos entre a clínica, a escola, a família e as políticas de inclusão.

Como escritor, construiu uma produção bibliográfica expressiva, com mais de 30 livros publicados, além de capítulos de livros, artigos científicos e outros materiais acadêmicos. Sua obra percorre diferentes campos do conhecimento, mas possui como um de seus principais eixos a relação entre Psicologia, Psicopedagogia, Neurociências, Educação Especial e desenvolvimento humano.

Entre seus livros destacam-se obras como Psicologia Educacional, Psicologia Relacional, Psicologia Social no Tribunal e na Clínica, Percepção Social, Atitudes e Cognição, Desenvolvimento Humano nas Diversas Faixas Geracionais: Abordagens Psicopedagógicas e Psicológica, Psicanálise Aplicada à Psicopedagogia, Educação e Psicanálise, Fundamentos de Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Neuropsicopedagogia Clínica, Neurociências e Aprendizagem e Transtornos Funcionais Específicos da Aprendizagem.

No campo da Educação Especial, é autor de obras como Fundamentos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, Deficiência Visual e Práticas Inclusivas, Práticas e Metodologias Voltadas ao Atendimento Educacional Especializado e à Sala de Recurso Multifuncional, Orientação na Educação Inclusiva, Supervisão na Educação Inclusiva, FTM do Ensino da Pessoa com Deficiências Múltiplas, FTM do Ensino da Pessoa com Altas Habilidades ou Superdotação, Surdez e Educação Física Inclusiva para Pessoas com Deficiência. Também é coautor da obra Ensino da Matemática na Educação Especial: Discussões e Propostas, ampliando sua contribuição para a construção de práticas pedagógicas acessíveis e inclusivas.

Ver todas as publicações →
Canal de transmissão Entre no nosso canal Materiais e avisos toda semana